Skip to content Skip to footer

TSE confirma Gustavo Martinelli como prefeito eleito de Jundiaí

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou a candidatura de Gustavo Martinelli (União Brasil) à Prefeitura de Jundiaí, revertendo decisão anterior do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).

Com isso, Martinelli está apto a assumir o cargo de prefeito em 1º de janeiro de 2025, ao lado do vice-prefeito eleito, Ricardo Benassi.

Martinelli foi eleito no segundo turno com mais de 125 mil votos, consolidando sua vitória em uma das maiores viradas eleitorais do país neste ano.

O julgamento no TSE teve como relator o ministro Antonio Carlos Ferreira, que deferiu o registro de candidatura ao analisar os fatos do caso.

Entenda o caso

A candidatura de Martinelli havia sido questionada com base em uma gestão sua como presidente da Câmara Municipal, quando autorizou o pagamento de horas extras ao procurador jurídico da Casa devido a atividades noturnas relacionadas a sessões legislativas.

Apesar de o valor ter sido devolvido e não haver prejuízo aos cofres públicos, a questão foi utilizada para impugnar sua candidatura.

Inicialmente, Martinelli obteve uma decisão favorável na Justiça Eleitoral de Jundiaí. Entretanto, o TRE-SP reverteu o parecer, levando a defesa a recorrer ao TSE.

O ministro relator destacou que não houve dolo ou má-fé na atuação do prefeito eleito e afirmou que todas as pendências haviam sido sanadas antes do julgamento final.

Declarações

Após a decisão, Martinelli afirmou que o resultado representa a vontade popular e reforçou seu compromisso com a população de Jundiaí.

“Tentaram nos tirar das urnas, mas a verdade venceu. Agora, estou pronto para trabalhar com toda a minha força por uma Jundiaí mais justa e melhor para todos”, disse Martinelli.

Receba nossas notícias!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Receba nossas notícias!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.