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Turismo movimenta 173 milhões de dólares em 2024 e emprega quase 10% da população

A atividade turística em Jundiaí ganhou status estratégico: movimentou 173 milhões de dólares em 2024 e já é responsável por cerca de 10 mil empregos diretos — o que representa, segundo estimativas da Prefeitura, quase 40 mil pessoas envolvidas direta ou indiretamente com o setor, aproximadamente 10% da população da cidade.

Os dados, apurados com base em registros oficiais do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), foram divulgados pela gestora de Agronegócio, Abastecimento e Turismo da Prefeitura, Marcela Moro.

“Esse dado financeiro de 173 milhões de dólares é um volume muito significativo de recursos que o turismo movimenta na cidade. A gente chega a esse número a partir da ocupação hoteleira, da diária média e do gasto médio por turista. E aí a gente diferencia os perfis de quem vem pra cidade a lazer ou a negócios, por exemplo”, explica a gestora.

Marcela Moro: “A força do turismo local vem se consolidando”. FOTO: Flavio Gut

Em 2023, Jundiaí recebeu 1.299.000 turistas — e a expectativa é que 2024 tenha superado esse total.

A força do turismo local vem se consolidando nos últimos 15 anos. Em 2013, o município recebia cerca de 378 mil turistas por ano. O número quase quadruplicou, segundo os dados oficiais.

O crescimento também aparece na infraestrutura de atendimento ao visitante. No turismo rural, por exemplo, o número de atrativos saltou de 30 para 85 empreendimentos, um crescimento de 130%. O número de restaurantes e unidades hoteleiras também dobrou nesse período.

Muito além do turismo de negócios

Apesar de seu perfil industrial e logístico, com forte presença do setor empresarial, 70% do turismo em Jundiaí é voltado ao lazer, e não a negócios. A constatação veio com a implantação do monitoramento contínuo do fluxo turístico iniciado em 2013.

Entre os principais atrativos de lazer estão o turismo rural, o enoturismo, a gastronomia local, o ecoturismo e a diversidade cultural presente em diferentes regiões do município.

“Esse dado quebra aquela imagem antiga que se tinha de que Jundiaí recebia turista basicamente por motivos profissionais. Na verdade, a gente tem uma cidade extremamente rica em experiências, com muitas opções de lazer”, afirma Marcela.

Nove rotas turísticas organizam a oferta

Para facilitar a vida do turista, a cidade desenvolveu um modelo de organização da oferta: atualmente são nove rotas turísticas, sendo seis delas rurais.

Cada rota é organizada de forma temática ou territorial, como é o caso da Rota da Uva, Rota da Cultura Italiana, Rota do Vinho, Rota da Cerveja Artesanal, Rota do Castanho, entre outras.

As rotas permitem ao visitante planejar melhor sua estadia e explorar a cidade conforme seus interesses.

“Hoje a gente tem quase 400 atrativos mapeados na cidade. Quando o turista escolhe uma rota, ele já sabe o que vai encontrar ali, né? Seja cultura, gastronomia, história, natureza…”, explica a gestora.

Totens digitais e turismo inteligente

Como parte do projeto de transformar Jundiaí em um Destino Turístico Inteligente, a cidade começou a instalar totens digitais informativos em pontos estratégicos. A iniciativa integra uma abordagem mais ampla baseada em tecnologia, acessibilidade, sustentabilidade e governança.

Nesta primeira fase, cinco totens foram instalados em locais de grande fluxo, como o Espaço Expressa. “A ideia com os totens é oferecer informação qualificada, acessível, né, pra quem visita a cidade”, diz Marcela.

Participação comunitária e novas rotas

A formulação das rotas turísticas se dá de forma participativa, envolvendo os empreendedores locais desde o início. “Cada rota tem sua identidade, tem sua forma de visitação, de comercialização… Tem rota que é autoguiada, tem rota que tem guia acompanhando”, explica.

Entre as novidades está a futura Rota dos Sabores, que percorrerá a região entre a Rodovia Anhanguera e a Engenheiro Constâncio Cintra, passando por Corrupira, Fernandes, Champirra, Pinheirinho, Rio Acima e São José da Pedra Santa.

O nome da nova rota também surgiu a partir das sugestões dos próprios empreendedores da região.

“A gente trabalha pra valorizar a identidade de cada território. A Rota dos Sabores vem pra mostrar a riqueza dessa região em experiências gastronômicas e culturais”, adianta Marcela.

Com números em expansão, organização crescente e envolvimento da comunidade, Jundiaí fortalece sua vocação turística e transforma o setor em vetor importante de desenvolvimento econômico, geração de empregos e valorização do território.

Serviço

Quem quiser conhecer as rotas turísticas de Jundiaí pode acessar o site www.turismo.jundiai.sp.gov.br, que reúne informações sobre atrativos, roteiros, gastronomia e eventos.

Também é possível acompanhar novidades e sugestões de passeios pelo perfil do Instagram @turismojundiai.

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